CADEIA DE VALOR
Non non non
ARQUITETURA DE PROCESSOS
Non non non
MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS - AS IS
Mapeamento de Processos de Negócios é o conjunto de atividades e técnicas envolvidas na identificação de todas as informações que compõe os Processos da Empresa.
Enquanto a Modelagem é a materialização|documentação de todas estas informações em Fluxos dos Processos, através de ferramentas de modelagem, como por exemplo Bizagi ou Aris.
Notação utilizada: BPMN 2.0
Notação é um conjunto padronizado de símbolos e regras para descrever algo.
O BPMN é a notação mais aceita mundialmente, e é considerada a mais versátil para representar Processos de Negócio, transmitindo uma comunicação clara, que permite identificar com precisão quais são os eventos iniciais, intermediários e finais, atividades e fluxos de mensagens, comunicações entre as partes envolvidas, fluxos e tipos de Atividade, entre outros
A versão vigente é a 2.0.
A Modelagem fornece uma perspectiva de Ponta a Ponta ou uma visão de uma parte dos Processos da Empresa.
ANÁLISE E MELHORIAS DE PROCESSOS – TO BE
Análise de Processos é muito mais do que gerar os Fluxos dos Processos através do MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS.
É o momento de criar um entendimento comum da situação atual do Processos, e de verificar se ele está cumprindo os objetivos propostos, inclusive se está em sintonia com os objetivos estratégicos da Empresa.
Uma Análise bem-feita, é o gatilho para uma a introdução de melhorias no Processo. Pode-se também chamar de Transformação, com o intuito (sinônimo) de Redesenhar|Mudar|Melhorar|Inovar|Agilizar|Otimizar|Agregar valor na experiencia dos Colaboradores e Clientes.
- Os executivos de sua Organização tem a plena visibilidade dos atuais processos?
- Se sim, destes processos quais os que estão com baixa performance e o que está sendo feito para transformá-los e aumentar sua performance?
- Todos papeis e responsabilidades na orientação por processos estão bem definidos?
- Já aplica o conceito mentalidade "Outside In" na Gestão de Processos?
- Sabe como está a percepção dos clientes sobre sua Organização?
- Conhece a Jornada e as experiências vividas pelos seus clientes?
- Já aplica o conceito processo ponta-a-ponta?
O resultado da consultoria será materializado através de:
- BPM como melhor prática para atender às necessidades da organização
- Design Thinking casado com BPM, para proporcionar às melhores experiências e resultado ao Projeto
- Identificar todas as partes envolvidas no Projeto de Transformação
- Priorização de processos
- Definição das Ferramentas de Modelagem, Análise e Desenho de processos
- Definição de Papéis e Responsabilidades para BPM dentro da organização
- Modelagem, Análise e Redesenho de processos através de métodos ágeis
- Pontos de controle e de KPI,s.
- Relatório de Diagnóstico contemplando problemas e oportunidades de melhoria
- Plano de implantação dos Processos
- Dentre outras