CADEIA DE VALOR

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ARQUITETURA DE PROCESSOS

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MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS - AS IS

Mapeamento de Processos de Negócios é o conjunto de atividades e técnicas envolvidas na identificação de todas as informações que compõe os Processos da Empresa.

Enquanto a Modelagem é a materialização|documentação de todas estas informações em Fluxos dos Processos, através de ferramentas de modelagem, como por exemplo Bizagi ou Aris.

Notação utilizada: BPMN 2.0

Notação é um conjunto padronizado de símbolos e regras para descrever algo.

O BPMN é a notação mais aceita mundialmente, e é considerada a mais versátil para representar Processos de Negócio, transmitindo uma comunicação clara, que permite identificar com precisão quais são os eventos iniciais, intermediários e finais, atividades e fluxos de mensagens, comunicações entre as partes envolvidas, fluxos e tipos de Atividade, entre outros

A versão vigente é a 2.0.

A Modelagem fornece uma perspectiva de Ponta a Ponta ou uma visão de uma parte dos Processos da Empresa.

ANÁLISE E MELHORIAS DE PROCESSOS – TO BE

Análise de Processos é muito mais do que gerar os Fluxos dos Processos através do MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS.

É o momento de criar um entendimento comum da situação atual do Processos, e de verificar se ele está cumprindo os objetivos propostos, inclusive se está em sintonia com os objetivos estratégicos da Empresa.

Uma Análise bem-feita, é o gatilho para uma a introdução de melhorias no Processo. Pode-se também chamar de Transformação, com o intuito (sinônimo) de Redesenhar|Mudar|Melhorar|Inovar|Agilizar|Otimizar|Agregar valor na experiencia dos Colaboradores e Clientes.






  • Os executivos de sua Organização tem a plena visibilidade dos atuais processos?
  • Se sim, destes processos quais os que estão com baixa performance e o que está sendo feito para transformá-los e aumentar sua performance?
  • Todos papeis e responsabilidades na orientação por processos estão bem definidos?
  • Já aplica o conceito mentalidade "Outside In" na Gestão de Processos?
  • Sabe como está a percepção dos clientes sobre sua Organização?
  • Conhece a Jornada e as experiências vividas pelos seus clientes?
  • Já aplica o conceito processo ponta-a-ponta?

O resultado da consultoria será materializado através de:

  • BPM como melhor prática para atender às necessidades da organização
  • Design Thinking casado com BPM, para proporcionar às melhores experiências e resultado ao Projeto
  • Identificar todas as partes envolvidas no Projeto de Transformação
  • Priorização de processos
  • Definição das Ferramentas de Modelagem, Análise e Desenho de processos
  • Definição de Papéis e Responsabilidades para BPM dentro da organização
  • Modelagem, Análise e Redesenho de processos através de métodos ágeis
  • Pontos de controle e de KPI,s.
  • Relatório de Diagnóstico contemplando problemas e oportunidades de melhoria
  • Plano de implantação dos Processos
  • Dentre outras
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