Como aplicar Design Thinking em um Projeto de Transformação de Processos de Negócio

Descrição

Design Thinking significa acreditar que é possível fazer diferente.

Segundo Tim Brown - CEO da IDEO - “Design Thinking é uma maneira de pensar. É geralmente considerado como a habilidade de combinar empatia pelo contexto do problema, criatividade na geração de insights e soluções, e a racionalização de analisar e formatar as soluções ao contexto.”

Design Thinking é também um processo iterativo centrado no ser humano e suas etapas devem ser experienciadas e recombinadas de acordo com o seu desafio. Então, entenda o passo a passo, mas não fique preso a ele. Embora seja apresentado como como um ciclo, as suas fases não necessariamente são sequenciais, e tão pouco é obrigatório passar por todas as fases do ciclo.

Como toda boa abordagem para a inovação, o Design Thinking parte sempre da realidade de cada caso. Então é preciso conhecer todas as fases e aplique-as ao seu momento.

E lembre-se que o Fator Humano é o principal foco.

O Design Thinking permite, através da utilização de ferramentas visuais, a prática da empatia, colaboração e experimentação, na busca da solução para problemas da vida real.


Alguns dos Objetivos

O objetivo principal deste Workshop é fomentar a aplicação do Design Thinking de modo objetivo e prático em um projeto de Transformação de Processo de Negócio.

Conduzir os participantes a realizar exercícios práticos, ou seja, literalmente colocar a “mão na massa”, e aprender se divertindo, a fim de exercitar e aprender a conduzir projetos com este perfil.

Proporcionar aos participantes a real dimensão da importância de focar no cliente, como forma primordial de garantir a sobrevivência das empresas - o poder nas mãos dos clientes – mentalidade Outside In.

Conteúdo

Contextualização sobre o Design Thinking – O que é, para o que serve e quem faz.

Pilares – Empatia, Colaboração e Experimentação.

Personificação do cliente.

Etapas – Entender, Observar, Definir, Idealizar, Prototipar, Testar.

Como utilizar o Design Thinking em um Projeto de Transformação de Processo de Negócio.

Principais ferramentas utilizadas.

Contextualização sobre BPM e Transformação de Processos.

Preparação e formação de equipes multidisciplinares (Equipe do Projeto de Transformação de Processo de Negócio).

Laboratório "mão na massa" passando por todas as Etapas - DO Entendimento ATÉ os Testes" - experimentando a criatividade e liberdade para errar, errar e errar, para ao final acertar, e exercitando a Empatia, Colaboração e Experimentação.

Aplicação de Case que aborda os três pilares fundamentais de um projeto: Pessoas (Foco no Cliente), Negócio (Redesenho do Processo de Negócio) e Tecnologia (Suporte ao Processo de Negócio).

A quem interessa

Profissionais de todas as áreas e de qualquer segmento, que desejam iniciar sua carreira na área ou buscam constante atualização, conhecimento e aprendizagem.

Geralmente são Analista de Processo, Analista de Negócio, Líderes, Especialistas, Consultores, Analistas de Sistemas, Membros de equipes de Escritórios de Processos, Profissionais de TI, Estudantes Universitários, Trainee e demais envolvidos em Projetos de Processo de Negócio.

Diferenciais deste Workshop

Interagir em turma com quantidade de participantes reduzida, a fim de prover um melhor aproveitamento.

Aplicação de Case que aborda os três pilares fundamentais de um projeto: Pessoas (Foco no Cliente), Negócio (Redesenho do Processo) e Tecnologia (Suporte ao Processo de Negócio), onde os participantes poderão fazer analogia com a realidade de seu ambiente profissional, conforme o papel em que atua.

Linguagem alinhada ao Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento ABPMP BPM CBOK V3.0.

A instrutora é certificada pela ABPMP (Association of Business Process Professionals) com titulação CBPP (Certified Business Process Professional).

A instrutora pratica o que ensina, o que possibilita uma rica experiência de troca de ideias.

Utilização de ferramentas e caso para exercitar o conteúdo apresentado.

Conduzir os participantes à utilização de laboratório de prototipação, o que possibilita a experimentação de sua criatividade e liberdade para errar, errar e errar, para que no final chegue ao sucesso.

Todas as aulas são presenciais permitindo o enriquecimento da experiência dos participantes e a criação de oportuna rede de relacionamentos e oportunidades.

Os participantes recebem um kit de ferramentas e referências bibliográficas que podem ser utilizados em trabalhos com este perfil.

Estão inclusos

Apostila, Kit de Ferramentas e Certificado de participação – Todos em formato digital e que serão entregues ao final do treinamento ou em até 2 dias úteis após o último dia de aula).

Coffee-Break (Manhã e Tarde)

Não estão inclusos

Alimentação, estacionamento, hospedagem e deslocamentos do participante por conta própria.

Pré-requisito para participação

Não há pré-requisito. O treinamento é para profissionais de todas as áreas e de qualquer segmento, desde que estejam interessados. Não se engane com a pouca ou muita experiência que você possui. Sempre é possível agregar mais conteúdo e novas habilidades para sua vida.

Carga Horária

8 Horas

Propósitos principais da carga horária

Ser um evento intensivo, que acelera a capacidade de aprendizado da equipe, através principalmente da abordagem prática de aprendizagem.

Ser um evento que foca no “direto ao ponto”, despertando as habilidades criativas que trazem valor para as organizações.

Metodologia didática

Aplicação dos princípios da Andragogia.

Data e Horário

A ser definido na próxima agenda.

Local

A ser definido na próxima agenda.

Investimento

A ser definido na próxima agenda.

Política de Cancelamento da Inscrição

  • Cancelamentos solicitados com mais de 30 dias corridos antes do início das aulas:
    - Sem taxa de cancelamento.
  • Cancelamentos solicitados com mais de 10 e até 30 dias corridos antes do início das aulas:
    - Cobrança de 20% de taxa sobre o valor da inscrição para cobrir despesas de administração e reserva de vaga.
  • Cancelamentos solicitados com até 10 dias corridos antes do início das aulas:
    - Cobrança de 30% de taxa sobre o valor da inscrição para cobrir despesas de administração, reserva de vaga e custos operacionais diretos e indiretos.
  • Em caso de NÃO COMPARECIMENTO do inscrito ao treinamento - no período contratado, não haverá reembolso, reagendamento de participação ou estorno do valor já pago.
  • As turmas podem ser canceladas por falta de quórum ou em outros casos excepcionais. Nesses casos, restituímos integralmente os valores das inscrições já pagas.
  • Outros gastos, tais como transporte e hospedagem, não fazem parte da inscrição no workshop, portanto não são alvo de restituição.

Substituições

A substituição do participante será permitida até a data do início do curso, desde que comunicada com antecedência.


Não perca a oportunidade de participar! As vagas são limitadas e com número reduzido para que seja produtiva!

Garanta sua vaga e desde já, seja bem-vindo(a)!